quarta-feira, 8 de abril de 2009

Watchmen

(primeiro aviso é: eu não li os quadrinhos. Então vou simplesmente me referir e falar do filme sem saber se eram dados originais ou não)

Pior do que eu esperava.
Mas bom, não é ruim. É aquela linha x-men, cavaleiro das trevas de "heróis perturbados e não tão heróis assim", que na realidade eu bem que gosto.
Mas o que eu acho é que o filme tem medo da sua própria amargura. Ele tem medo de concluir que essa humanidade realmente não merece ser salva e que de qualquer forma isso é impossível, é da natureza humana se auto-destruir.
Eu acho que o filme se alterna entre personagens bastante poderosos dramaticamente, instigantes e com essa visão de mundo mais amarga que torna o filme diferente e original. Por exemplo o Rorschach ou o Comediante, e personagens fracos, mais incluidos na idéia do super-heroi. Como a Laurie e o Dan, que na verdade vão na linha "somos pessoas normais", tanto que você sai do filme lembrando bem mais o nome real deles do que o nome de "herói"
Acho também que é um filme longo demais e que deixa de lado explicações importantes, talvez partindo do pressuposto que a maior parte das pessoas que assistiriam teriam lido os quadrinhos. Mas um filme é um filme e tem que sempre ser uma obra em si mesma. Então muitas coisas que eu teria gostado de saber sobre os personagens e o grupo como um todo, o filme apenas pincela.
Tem também uma ambição de mesclar fios e núcleos narrativos e ações simultâneas que se juntam no final, mas que acaba deixando o filme um pouco cansativo e na realidade a costura dos eixos é um pouco frouxa. No entanto a fotografia é excelente, a direção de arte meticulosa (o que é sempre uma qualidade) e os atores melhor do que a média para um filme de ação.
Enfim, eu acho que é um filme com bastante potencial, mas teve medo de si próprio. Mas bom... são tempos politicamente corretos estes.

Um comentário:

  1. "o filme tem medo da sua própria amargura" "concluir que essa humanidade realmente não pode ser salva"
    Essa é sua visão sobre a humanidade, não necessariamente a do filme. Ele não quis dar uma palavra final sobre o assunto e por isso fica com um final aberto. Existem fortes argumentos que apoiam tanto a salvação da humanidade quanto sua implosão.

    ResponderExcluir