sábado, 8 de agosto de 2009

À Deriva

Eu não vi "Nina", mas eu gostei consideravelmente de "O Cheiro do Ralo", então ontem fui ver "À Deriva" com muitas expectativas. Eu ja tinha lido mil coisas, já sabia que o filme tinha ido pra Cannes, bla, bla, bla. Então como os filmes que eu quero ver sempre saem de cartaz antes que eu consiga vê-los (vide "A festa da menina morta") pentelhei minha mãe, larguei mão do festival de cinema judaico e fui ver esse filme.
Pra começar "À Deriva" é um ótimo título. Ótimo para o filme inclusive, uma vez que é realmente isso que acontece com a personagem, ela perde balizas, perde apoio e rumo e tudo que pode fazer é se deixar levar, porque a vida desmorona, mas não para.
Na realidade, eu achei a fotografia meio bonita demais, assim como o cenário de Buzios. Mas enfim, tem uma intenção legal de fazer a imagem parecer um filme antigo, como aqueles que você tem em casa da sua festa de infância. Aliás o filme é de alguma época que você não consegue identificar bem, talvez os anos 80. Fico em dúvida sobre falha na direção de arte ou essa vontade de que o filme pareça uma lembrança, algo que ficou perdido em algum tempo.
Mas o que gostei de verdade é a sutileza. O como os fragmentos da vida dos personagens vai sendo jogado, mas não é nunca unido, porque vemos tudo pelos olhos de uma garota de 14 anos que pouco compreende. Aos poucos você vai entendendo mil nuances do relacionamento, compreendendo razões e desesperos. Sem que nenhum deles tenha que ser didaticamente explicado para você.
Aliás, melhor plano do filme quando o personagem do Vincent Cassel está totalmente destruido, mas você não o vê, você ve o como ele é incapaz até mesmo de lavar a louça, desorientado.
Não é um filme genial, mas é um filme incrível em tanta sutileza, que constroi personagens bastante profundos e bastante humanos, que mostra muita coisa sem dizer nada. Inclusive ao futuro da Filipa, a personagem que se vê começando a compreender o mundo. E para mim, conseguir construir tanta atmosfera, e tanto tecido de personagens é um mérito enorme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário